Recentemente, a atriz Débora Falabella falou pela primeira vez sobre a “stalker” (“perseguidora”, em tradução livre) que a segue desde 2015. A perseguição à artista inclui presentes, mensagens invasivas, tentativa de invasão ao camarim e até uma aparição na porta de seu condomínio.

+ Débora Falabella fala pela primeira vez sobre stalker: ‘Fico com medo porque nunca se conhece o outro’
+ Caso Débora Falabella: entenda impactos emocionais e psicológicos causados pelo ‘stalking’

No Brasil, o crime é previsto em lei, sendo bem definido no artigo 147-A do Código Penal como “perseguir alguém reiteradamente, ameaçando sua integridade física ou psicológica e invadindo sua privacidade”. Outros países também têm legislação acerca do tema. Apesar disso, Débora não foi a única famosa a sofrer perseguição de supostos fãs.

Relembre artistas que já foram vítimas de ‘stalking’

Ana Hickmann

Ana Hickmann
Ana Hickmann (Crédito:Reprodução/Instagram)

Em 2016, Ana Hickmann foi vítima de um atentado causado por um “stalker”. O homem, chamado Rodrigo Augusto de Pádua, invadiu o quarto de hotel onde a apresentadora estava hospedada em Belo Horizonte, Minas Gerais, e a fez refém junto com sua assessora, Giovana Oliveira.

Pádua, que dizia ser fã de Ana Hickmann, tinha a intenção de matá-la, mas foi impedido por Gustavo Corrêa, ex-cunhado da apresentadora. Ao ser rendido, o criminoso acabou sendo morto por Gustavo. Giovana foi atingida por dois tiros, mas se recuperou e passa bem.

Harry Styles

Além de Débora Falabella, relembre artistas que já foram vítimas de 'stalking'
O astro do pop Harry Styles – GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

Em abril, a brasileira Myra Carvalho foi condenada à prisão pela polícia britânica após ter se declarado culpada em uma acusação de perseguição ao cantor Harry Styles. Ao artista, a fã enviou mais de oito mil cartas, com conteúdo sexual e romântico, no período de um mês.

A mulher foi condenada a 14 semanas de prisão e não pode comparecer a nenhum evento onde o cantor estiver por 10 anos.

Whindersson Nunes

Além de Débora Falabella, relembre artistas que já foram vítimas de 'stalking'
Whindersson Nunes

Em abril, Whindersson Nunes aproveitou a repercussão da série “Bebê Rena” (2024) para falar sobre quatro vezes em que foi vítima de “stalking”, por três mulheres e um homem.

“O cara me via como um Deus, a vida só daria certo se eu guiasse o caminho”, começou. “A outra, uma senhora, que me manda mensagens há cinco anos (até hoje), ela briga comigo, me pede desculpas, me desculpa por eu não abrir as mensagens, como se ela tivesse um relacionamento comigo em que eu não participo”, contou.

Sobre a terceira stalker, o humorista relatou: “Me perseguiu por dois anos, ia em alguns lugares que eu fazia show, mandava foto do lado de fora. Essa eu fiz B.O, ai nunca mais ouvi falar dela”. Já a quarta, ele não quis entrar em detalhes, alegando que “é muito específico”, e que ela também não lhe fez nada, “só era estranho o que acontecia”.

Miranda Cosgrove

Miranda Cosgrove
Miranda Cosgrove (Crédito:Instagram)

A estrela de “iCarly” Miranda Cosgrove também foi vítima de perseguição. Em 2016, um stalker atirou contra uma mulher que se parecia com ela em sua vizinhança. Posteriormente, o mesmo homem invadiu a propriedade de Miranda e ateou fogo contra si mesmo, indo a óbito.