Alckmin vê representante dos EUA e propõe discutir big techs

Valter Campanato/Agência Brasil
Geraldo Alckmin Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

(ANSA) – BRASÍLIA, 08 AGO – O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) se reuniu nesta quinta-feira (7) com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, com quem discutiu a possibilidade de abrir uma agenda de negociação que inclua as big techs e os minerais raros, em meio às tensões provocadas pelo tarifaço imposto por Washington.

“Agora, se tem problema não tarifário, vamos conversar, vamos resolver. Uma pauta com questões não tarifárias: data centers, big techs, minerais estratégicos. Se pode construir uma pauta de conversa para superar esse problema”, afirmou.

Alckmin reforçou que o governo brasileiro está empenhado em manter o diálogo aberto com a gestão do presidente Donald Trump, apesar das divergências existentes.

“O diálogo a gente nunca pode desistir. É perseverar, resiliência, perseverar, mostrar que [o tarifaço] é ruim também para os EUA, que vai encarecer os produtos americanos, rompe cadeias produtivas”, comentou o vice-presidente, que é o chefe do Comitê Interministerial criado para enfrentar a crise.

Esse foi o primeiro encontro de Alckmin com um alto representante da Embaixada americana no Brasil desde o agravamento da disputa comercial.

A conversa ocorreu apenas um dia após a entrada em vigor da nova tarifa de 50% contra produtos brasileiros determinada pela administração republicana. (ANSA).