Alckmin vai ao Vaticano representar Brasil na posse de Leão XIV

(ANSA) – BRASILIA, 16 MAG – O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), embarca nesta sexta-feira (16) para Roma, capital da Itália, para participar da cerimônia de entronização do papa Leão XIV, no Vaticano, no próximo domingo (18).   

O Ministério das Relações Exteriores informou que Alckmin representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na missa que marca o início do pontificado do norte-americano Robert Francis Prevost, eleito como novo papa no conclave realizado em 8 de maio.   

Em 25 de abril, Lula já havia participado do velório do papa Francisco, falecido no dia 21 do mês passado, aos 88 anos, após sofrer um AVC seguido de uma parada cardiocirculatória, depois de uma batalha contra uma pneumonia bilateral.   

Alckmin viaja acompanhado de sua esposa, Lu Alckmin, e do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas. Católico praticante, o vice-presidente declarou ser uma “honra representar o nosso país” no evento religioso, que está marcado para 5h de domingo (horário de Brasília), na Praça São Pedro.   

Segundo ele, “o Brasil é o maior país católico do mundo”. “Nós, latino-americanos, termos um papa que nasceu nos Estados Unidos, mas passou a vida no Peru, ficamos muito felizes”, concluiu.   

A expectativa é de que a missa de posse de Prevost reúna diversos líderes mundiais na Praça São Pedro, no Vaticano, onde a segurança será novamente reforçada pelas autoridades de Roma.   

(ANSA).