Alckmin reforça que governo só irá comentar tarifas dos EUA para aço após anúncio oficial

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou nesta segunda-feira, 10, que o governo só irá comentar a decisão de Donald Trump de impor tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio após o anúncio oficial. Alckmin repetiu que a relação comercial dos Estados Unidos com o Brasil é de ‘ganha-ganha’, ao defender o diálogo.

O presidente americano prometeu tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os Estados Unidos, repetindo o movimento do seu primeiro mandato como presidente, em 2018.

“Vamos aguardar, não devemos comentar expectativa, comentamos fatos”, disse o vice-presidente brasileiro, ressaltando que até agora não há “nenhum fato” sobre imposto de importação e também mencionado que há 200 anos de relação entre Brasil e EUA.

O Broadcast mostrou mais cedo que a orientação do Planalto aos auxiliares de Lula foi de discrição sobre o assunto. As declarações dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad foi na mesma linha: a de aguardar a medida concreta dos americanos.