SÃO PAULO, 27 FEV (ANSA) – O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, a ministra do Ambiente, Marina Silva, e membros do governo nacional se reuniram nesta segunda-feira (27) com o enviado especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, em Brasília, para debater questões envolvendo o combate às mudanças climáticas.
Em uma rápida conversa com jornalistas, Alckmin afirmou que a reunião foi “bastante proveitosa e ampla”. “Abordou o combate à mudança climática, desmatamento, descarbonização, transição energética, parceria com várias áreas, além do Fundo Amazônia, que já foi ativado e é auditado nacional e internacionalmente”, afirmou.
Questionado se os EUA anunciaram os valores que darão tanto ao Fundo como para outros projetos, Alckmin disse que Kerry “não definiu”, mas disse “que vai se empenhar junto ao governo, ao Congresso e com empresas da iniciativa privada para termos recursos vultuosos, não só no Fundo Amazônia como em outras ações”.
Sobre a contrapartida do Brasil, Alckmin ressaltou que o “compromisso do Brasil já ficou claro” durante a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden, ocorrida há poucos dias, e que o país “será protagonista do combate à mudanças climáticas porque a situação é grave e esse é o momento de agir”.
Kerry fica no Brasil até essa terça-feira (28) e terá ainda outras reuniões institucionais com ministros do governo e representantes do Congresso Nacional. (ANSA).