O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comentou nesta terça-feira, 12, a proposta da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) que visa a redução da escala trabalhista 6×1. “É uma tendência no mundo inteiro”, afirmou.

Durante entrevista coletiva na COP 29, em Baku (Azerbaijão), Alckmin disse que o tema está ligado a “uma tendência à medida em que a tecnologia avança e você pode fazer mais com menos pessoas”.

+ Autora da PEC contra escala 6×1, Erika Hilton celebra engajamento nas redes e convoca população para ocupar ruas

+ Fim da Escala 6×1: entenda a tramitação, os prós e os contras da proposta

O vice-presidente afirmou que o governo federal ainda não discutiu o assunto e que já foi questionado se a proposta de redução da jornada de trabalho preocupa os setores empresariais e industriais.

Alckmin destacou que “esse é um debate que cabe à sociedade e ao Parlamento”. Ele não esclareceu se o governo deve apoiar ou não a proposta da deputada federal. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, divulgou nas redes sociais que o tema deve ser negociado em “convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados”, e ressaltou que isso deve passar por uma “discussão aprofundada e detalhada”.