O ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares morreu, aos 97 anos, nesta terça-feira, 24, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Ele estava internado na unidade de saúde desde o dia 16 de dezembro para tratar uma pneumonia.
De acordo com o boletim médico, Collares teve falência múltipla de órgãos.
Veja a íntegra do boletim médico:
“HOSPITAL MÃE DE DEUS
Boletim Médico
O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro.
Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda.
Porto Alegre, 24/12/2024.
Dr. Daniel Souto Silveira – Coordenador do Serviço de Cardiologia
Dr. Euler Manenti – Diretor Médico”
Primeiro governador negro da história do Rio Grande do Sul, Alceu Collares teve mandatos como vereador, prefeito, governador e deputado federal.
Em uma postagem nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do político.
“Nos despedimos nesta madrugada de Alceu Collares, um dos grandes políticos brasileiros. Gaúcho de Bagé, foi o único governador negro do Rio Grande do Sul e um dos fundadores do PDT ao lado de Leonel Brizola. Sempre defendendo os trabalhadores e as causas trabalhistas do país, Collares deixa um grande legado para o Brasil. Meus sentimentos aos familiares e admiradores deste grande brasileiro”, escreveu Lula.