O tenista Carlos Alcaraz desistiu, neste sábado (9), de participar da fase de grupos da Copa Davis pela Espanha, após sua derrota nas semifinais do US Open para o russo Daniil Medvedev.

O veterano Albert Ramos, de 35 anos, vai substituir Alcaraz nos jogos que serão disputados em Valência de 12 a 17 de setembro, informou a Federação Espanhola de Tênis em um comunicado.

Com a ausência de Rafael Nadal, Alcaraz seria o líder do time espanhol na disputa pelo título com a Sérvia de Novak Djokovic.

“Estava ansioso para jogar pela Espanha na Davis em Valência, mas tenho que escutar meu corpo depois de uma etapa muito longa. Preciso parar e descansar, física e mentalmente. O calendário é muito exigente, ainda tem muita temporada pela frente e agora é preciso recarregar as energias. Muita sorte à equipe espanhola!”, escreveu o tenista na rede social X (antigo Twitter).

A Espanha vai enfrentar a República Tcheca e a Coreia do Sul na fase de grupos da Copa Davis, com o objetivo de se classificar para as oitavas de final, que serão disputadas de 21 a 26 de novembro em Málaga.

Os dois primeiros de cada grupo avançam às oitavas.

rbs/ati/iga-dr/pm/cb