O jovem tenista espanhol Carlos Alcaraz, número quatro do ranking mundial, venceu o argentino Federico Coria em três sets nesta quinta-feira e avançou para a terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos.

Alcaraz teve uma atuação implacável contra Coria, número 78 do ranking da ATP, para vencê-lo por 6-2, 6-1 e 7-6 na quadra central de Flushing Meadows (Nova York).

O espanhol de 19 anos exibiu o seu habitual jogo ofensivo, com 41 vitórias, diante de um Coria que naufragou com o seu serviço sem conseguir um único ace.

Alcaraz, que já derrotou outro argentino, Sebastián Baez, em sua estreia, obteve sua 46ª vitória do ano. Apenas o grego Stefanos Tsitsipas, já eliminado em Nova York, alcançou esse número de jogos vencidos em 2022.

“Foi um grande ano para mim, mas ainda não acabou”, garantiu Alcaraz, que nesta temporada conquistou seus dois primeiros títulos de Masters 1000 (Miami e Madri). “Tenho que olhar para frente, continuar sendo a mesma pessoa, o mesmo jogador e seguir em frente”.

Em Flushing Meadows, Alcaraz tem a oportunidade não apenas de conquistar seu primeiro título de Grand Slam, mas de se tornar o número 1 do mundo mais jovem da história.

Seu adversário na próxima fase em que será decidida uma vaga nas oitavas de final será outra das grandes promessas do circuito, o americano Jenson Brooksby, que eliminou o croata Borna Coric, vencedor no mês passado do Masters 1000 de Cincinnati.

gbv/gfe/aam