Alberto Youssef deixa carceragem da PF em Curitiba após determinação do TRF-4

Reprodução
Foto: Reprodução

O doleiro Alberto Youssef deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, na noite desta terça-feira (21), após apenas um dia preso. A ordem de soltura foi do desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

A decisão atende o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Youssef. O doleiro foi preso em Itapoá (SC), na última segunda-feira (20), por ordem do juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pelos processos da Operação Lava Jato.

O juiz federal determinou o retorno do delator à prisão por conta de dívidas de Youssef com a Receita Federal por que o doleiro tem caráter voltado a “crimes do colarinho branco”. A defesa, porém, recorreu e pediu habeas corpus ao TRF-4.

O desembargador Marcelo Malucelli atendeu ao pedido da defesa, mas a ordem não chegou a ser cumprida porque o juiz Eduardo Appio novamente decretou a prisão com novos argumentos e o habeas corpus perdeu o efeito. Após nova solicitação, o TRF-4 decretou que a prisão preventiva do doleiro é, por ofício, ilegal.