O ala Kevin Durant, dos Golden State Warriors, rejeitou uma opção de 31.5 milhões de dólares para a próxima temporada e vai se tornar um agente livre da NBA sem restrições.

Durant, o MVP (Jogador Mais Valioso) das Finais da NBA de 2017 e 2018 e também MVP da temporada em 2014, rompeu o tendão de Aquiles direito no segundo quarto do quinto jogo da Final com o Toronto Raptors no início deste mês e precisou passar por uma cirurgia.

Sem Durant, os Warriors perderam o título para os canadenses.

O atacante de 30 anos vai ficar afastado durante a temporada 2019-20 da NBA enquanto se recupera e vai usar a temporada seguinte para voltar a sua melhor forma, uma perspectiva que pode afugentar alguns pretendentes que esperavam obter mais lucros instantâneos de um grande acordo financeiro com um dos maiores talentos da Liga.

Durant fez uma média de 26 pontos, 6,4 rebotes, 5,9 assistências e 1,1 bloqueios por jogo para os Warriors nesta temporada e aumentou sua produção para 32,3 pontos e 7,7 rebotes por partida nos playoffs até sofrer uma lesão na panturrilha direita e ficou afastado em nove jogos antes de seu breve retorno à final da NBA.

A expectativa é a de que Durant receba várias ofertas quando a agência livre da NBA abrir no domingo.

Apesar dos termos dos acordos poderem ser concluídos antes, as regras da NBA estabelecem que novos contratos não podem ser assinados até o dia 6 de julho.

Se espera que Kyrie Irving, dos Boston Celtics, Kawhi Leonard, dos atuais campeões Toronto Raptors e o ala Kley Thompson, dos Warriors, estejam entre os melhores agentes livres a se oferecerem quando começarem as negociações.

Thompson também sofreu uma lesão no ligamento do joelho esquerdo no jogo seis das finais da NBA e vai perder um tempo significativo da próxima temporada.

A expectativa é de que o New York Knicks, que está entre os líderes para gastar seguindo as regras de teto salarial da NBA, faça uma oferta por Durant, já que seu representante está em Nova York para analisar ofertas.

js/gj/meh/ol/aam