Al Jazeera fecha sua filial nos Bálcãs

A emissora Al Jazeera Balkans anunciou neste sábado (12) o fim de suas transmissões, 14 anos após o lançamento desta subsidiária do canal de notícias do Catar.

“Este foi o último programa de notícias da Al Jazeera Balkans. Obrigada por quase quatorze anos de confiança”, disse a apresentadora Dalija Hasanbegovic ao final do telejornal do meio-dia.

Contatada pela AFP, a direção do canal não quis fazer comentários.

Segundo a mídia local e as associações de imprensa, a decisão foi tomada por “razões financeiras”.

Com seu estúdio principal em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, o canal lançou sua programação em novembro de 2011, transmitindo para toda a ex-Iugoslávia no idioma regional, anteriormente denominado servo-croata.

Várias associações de imprensa lamentaram o fechamento do canal de notícias regional, que tinha cerca de 200 funcionários e foi o primeiro a ser criado após as guerras da década de 1990 e a desintegração da federação iugoslava.

“Seu fechamento é uma perda democrática em sociedades onde o pluralismo da mídia é fraco ou inexistente”, disseram a Associação Croata de Jornalistas e o sindicato de jornalistas do país em um comunicado, considerando-o uma “erosão do espaço para a liberdade e a verdade”.

rus/yad/gv/mmy/hgs/aa