‘Ajuda está a caminho’, diz Trump a manifestantes no Irã

WASHINGTON, 13 JAN (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta terça-feira (13) que os manifestantes continuem nas ruas do Irã e garantiu que a “ajuda está a caminho”.   

Em uma publicação na plataforma Truth Social, o republicano ainda assegurou que os “assassinos e abusadores” pagarão um “preço alto” pela violenta repressão aos protestos que tomam conta do país persa desde o fim de 2025.   

“Patriotas iranianos, continuem protestando, ocupem as instituições de vocês. Eu cancelei todas as reuniões com autoridades iranianas até que o assassinato sem sentido de manifestantes pare. A ajuda está a caminho”, escreveu Trump, que já anunciou uma tarifa de 25% contra os produtos de países que fazem negócios com Teerã.   

A revolta popular foi deflagrada no fim de 2025, motivada pela crise econômica e pela disparada da inflação, mas logo abarcou toda a insatisfação contra um sistema teocrático que governa o Irã desde a Revolução Islâmica de 1979.   

O número de mortos na repressão por parte do regime é incerto, já que o país enfrenta um blecaute nos serviços de internet há mais de quatro dias, porém a emissora de oposição Iran International, com sede em Londres, fala em 12 mil óbitos, enquanto uma fonte do governo iraniano disse à Reuters que foram contabilizadas ao menos 2 mil vítimas.   

Apesar das dificuldades de conexão, chegaram às redes sociais vídeos que mostram centenas de corpos espalhados no necrotério de Kahrizak, no sul de Teerã, muitos deles estendidos no chão, enquanto cidadãos abrem saco por saco para encontrar seus entes queridos. (ANSA).