A Air France prevê o cancelamento de metade dos voos de longa distância com decolagem de Paris na quinta-feira, consequência da greve de funcionários para exigir aumento salarial.

Embora tenha confirmado 75% de seu programa de voos para o dia, com um percentual de grevistas calculado em 28%, a empresa só terá condições de operar “50% dos voos de longa distância com saída de Paris”.

A empresa informou que vai manter 75% dos voos de média distância com decolagem do principal aeroporto parisiense, Roissy-Charles de Gaulle, e que 85% de seus voos na quarta-feira serão de curta distância.

A Air France prometeu fazer o possível para “limitar as perturbações”.

A greve foi convocada por vários sindicatos.

A direção da empresa propôs aos sindicatos um acordo que prevê um aumento geral dos salários – o primeiro desde 2011 – de 1% e um aumento de 1,4% para os funcionários de terra.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Os sindicatos não aceitaram a proposta, que consideram insuficiente e “não compensa o aumento do custo de vida nem os salários congelados desde 2011”.

Os sindicatos exigem um aumento geral dos salários de 6%, com base na alta de 42% do lucro operacional em 2017, a 1,488 bilhão de euros.

Comunicado da Air France do Brasil

Na quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018, a Air France planeja operar 75% de seus voos, visto que há uma estimativa de 28% dos colaboradores planejando aderir à greve neste dia.

A Air France operará:

  • 50% dos voos de longa-distância partindo de Paris;
  • 75% dos voos de média-distância de e para Paris-Charles de Gaulle;
  • 85% dos seus voos de curta-distância.

A programação dos voos será atualizada com 24 horas de antecedência. Interrupções e atrasos são esperados.

A Air France lamenta esta situação e faz todos os esforços para minimizar o inconveniente que esta greve pode causar aos seus clientes.

A companhia convida seus clientes a verificar em www.airfrance.com.br se seu voo será operado funcionando antes de ir ao aeroporto. Os voos exibidos como mantidos para quinta-feira, 22 de fevereiro, serão operados.

A recomendação aos clientes com voos programados para 22 de fevereiro é de adiar suas viagens ou alterar a passagem sem nenhum custo extra.

Voos cancelados de/para o Brasil por conta da greve de quinta-feira, 22 de fevereiro:

  • AF454, que sairia de Paris – Charles de Gaulle às 23h20 e chegaria em São Paulo – Guarulhos às 07h20 do dia seguinte
  • AF457 de 23 de fevereiro, que sairia de São Paulo – Guarulhos às 16h55 e chegaria em Paris-Charles de Gaulle às 8h15 do dia seguinte

Demais voos serão operados. Interrupções e atrasos são esperados.


Como adiar sua viagem

Independentemente do tipo de bilhete, a Air France está oferecendo a todos os seus clientes reservados em um voo operado pela Air France em 22 de fevereiro a possibilidade de:

  • Modificar o seu bilhete para reprogramar o seu voo até 27 de fevereiro, gratuitamente, sujeito aos assentos disponíveis ao mudar a reserva;

Ou

  • Receber um voucher válido por um ano na Air France ou KLM para adiar a sua viagem para além de 27 de fevereiro;
  • Para mudar o seu aeroporto de destino ou de partida ou cancelar os bilhetes:
    • em www.airfrance.com.br na seção “Reservas” e no aplicativo Air France;
    • via Twitter com #Airfrance;
    • na página da Air France no Facebook;
    • pelo telefone 4003 9955 (capitais e regiões metropolitanas) opção 2 ou 0800 888 9955 (demais localidades) opção 2

Para os clientes que tiverem voos cancelados, o bilhete poderá ser totalmente reembolsado.

Dicas úteis aos clientes

Em caso de cancelamento ou atraso, a Air France oferece o serviço AF Connect, para informar diretamente os clientes em seus celulares, smartphones ou via e-mail, em 13 idiomas, usando os contatos pessoais fornecidos para a companhia aérea. Para ser notificado individualmente pelo AF Connect, a Air France convida todos seus clientes a atualizar seus contatos pessoais (número de celular e/ou endereço de e-mail) em seus códigos de reserva no site da companhia ou em seus perfis Flying Blue. É possível consultar e atualizar esses detalhes a qualquer momento neste site na seção “Reservas” e nos sites móveis.

Recomendamos aos clientes verificar o status de seu voo, disponível em tempo real no site da companhia, antes de seguir para o aeroporto.

A programação dos voos da Air France, assim como todas estas medidas comerciais estão disponíveis para consulta em www.airfrance.com.br.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias