Quatro dias depois do Campeonato Paulista, o Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, contra o Fluminense, no Rio, incomodado com um jejum neste ano. Apesar das comemorações pelo título estadual e da vibração por ter batido o Corinthians nos pênaltis, o time entra em campo às 21h30, no Maracanã, atrás da primeira vitória na temporada contra times da elite nacional.

Durante o Campeonato Paulista o Palmeiras enfrentou Red Bull Bragantino, São Paulo e Santos uma vez cada, além de mais três jogos contra o Corinthians. Nesses seis compromissos, a equipe alviverde empatou quatro, perdeu dois e marcou somente um gol. O retrospecto nesse recorte não foi positivo, mas foi suficiente para o time ganhar o Estadual. Agora, será preciso ter resultados bem melhores na maratona de 38 rodadas dentro da elite.

“Tivemos essa dificuldade com essas equipes (da Série A), mas ganhamos o Estadual. Era um Paulista curto, diferente, onde você não pode tomar duas pancadas diferentes. Jogamos com o regulamento. Agora é outra história, porque é um campeonato longo, com 38 jogos”, explicou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

O discurso na véspera do jogo foi justamente a necessidade de conseguir deixar de lado o título e conseguir se concentrar no Campeonato Brasileiro. “Temos que virar a chave, o título e as comemorações ficam para trás. Agora é foco total no Brasileiro, que é um campeonato muito difícil de se jogar e ganhar. Será importante começarmos com três pontos”, afirmou o atacante Luiz Adriano, autor do gol na final.

A tendência é o Palmeiras ter escalação parecida à usada na final. O goleiro Weverton foi poupado, permaneceu em São Paulo e será substituído por Jailson. O zagueiro Felipe Melo também não viajou e vai perder quatro jogos para tratar uma lesão na coxa esquerda. No setor ofensivo, Rony deve ganhar uma vaga, em possível mudança por opção tática, para dar mais velocidade às jogadas de contra-ataque.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias