Enquanto advogados analisam os contratos de sua transferência para o Al Duhail, do Qatar, Dudu treinou na Academia de Futebol na manhã desta terça-feira. O próprio Palmeiras divulgou imagens do atacante trabalhando no centro de treinamento, apesar da expectativa de que seja concluída a sua saída, por empréstimo, por 7 milhões de euros (R$ 42 milhões).

A negociação está bem próxima da conclusão. Os advogados das partes envolvidas já estão com contratos e analisam detalhes antes de concluir a transferência. O modelo que será aceito pelo Verdão é de receber 7 milhões de euros agora e, daqui um ano, se Dudu cumprir metas consideradas baixas no contrato, desembolsar mais 7 milhões de euros para tê-lo em definitivo.

Ainda sem a transferência confirmada, Dudu, como o restante do elenco e profissionais que estão no dia a dia da Academia de Futebol passaram por mais uma bateria de exames para detecção de coronavírus. O técnico Vanderlei Luxemburgo e um atleta, que tiveram contaminação confirmadas na semana passada, continuam afastados das atividades no centro de treinamento.

Depois dos testes, ocorreram atividades técnicas comandadas pelos auxiliares Andrey Lopes e Maurício Copertino. Na primeira delas, o elenco foi dividido em dois grupos, atuando em campo reduzido. Em um deles, o exercício era com limitação de toques na bola e foco em rápida troca de passes para manter a bola, enquanto a outra equipe tentava o desarme. Já o outro grupo trabalhava com dois times com três atletas, com um time rodando até achar alguém livre para balançar as redes de um gol pequeno e o outro tentava impedir.

Os últimos trabalhos foram em metade do gramado, com mais jogadores envolvidos, no objetivo de se movimentar rapidamente para encontrar a melhor oportunidade de finalizar – a atividade ocorreu com um goleiro sob traves de tamanho convencional, nesta parte. Ocorrerá novamente um treinamento durante a tarde, fechando os trabalhos do dia.

A expectativa fica pela presença de Dudu nesse treinamento, que segue sem a presença da imprensa por conta do protocolo de segurança devido à pandemia do coronavírus. Caso todos os trâmites da transferência para o Al Duhail não estejam concluídos, a tendência é de participação do atacante na atividade.

O principal fator para a negociação concretizar é o desejo de Dudu sair. Ele gostou do que ouviu desde que abriu conversas com o Al Duhail, há mais de duas semanas – o Palmeiras foi atualizado dos avanços da negociação por seu representante. A princípio, chamou atenção o salário bem superior ao que recebe atualmente, levando em conta ainda o fato de já ter 28 anos de idade.

Do lado de Dudu, também vem sendo considerada a acusação de agressão à ex-mulher, Mallu Ohana, que, por meio de seus advogados, protocolou pedido para retenção de seu passaporte enquanto seguem as investigações. Por mais que aponte-se como improvável a solicitação ser aceita, é um obstáculo. E, inegavelmente, a imagem do jogador se desgastou com a polêmica.

Dudu está no Palmeiras desde janeiro de 2015 e, frequentemente, foi alvo de equipes do exterior. No começo do ano passado, quando esteve especulado, mais uma vez, para jogar na China, recebeu aumento salarial e assinou contrato até o final de 2023. Recentemente, afirmou que queria se aposentar no clube, mas seu nome continuou despertando interesse fora do Brasil.

O camisa 7 é o principal nome do elenco atual do Palmeiras. Conquistou a Copa do Brasil de 2015 e os Campeonatos Brasileiros de 2016 e 2018 no clube, sempre entre os protagonistas, e ostenta a marca de ser o artilheiro do clube no século, com 70 gols em 305 jogos, e é ainda quem mais deu assistências com a camisa alviverde desde 2001. Também acumula a liderança de ser quem mais jogou, balançou as redes e deu passe para gol no Allianz Parque.