MOSCOU, 7 AGO (ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (7) que não é contra a possibilidade de um encontro com seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mas salientou que as condições para isso ainda estão “distantes”.
A declaração foi dada em conversa com jornalistas após uma reunião no Kremlin com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, em meio aos preparativos para o aguardado cara a cara entre Putin e o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, que pode acontecer na semana que vem.
“Eu já disse muitas vezes que não tenho nada contra isso [se reunir com Zelensky] em geral. É algo possível”, declarou o presidente russo. “Mas, para que isso aconteça, é preciso que certas condições sejam criadas. Infelizmente, ainda estamos distantes de criar essas condições”, acrescentou Putin, sem explicar quais seriam esses parâmetros.
Zelensky voltou a insistir nesta quinta-feira para um encontro trilateral com os presidentes da Rússia e dos EUA, argumentando que “conversar em nível de líderes” é a melhor forma de “encontrar soluções concretas e verdadeiramente eficazes”.
“É necessário estabelecer os prazos para um encontro e a gama de questões que serão abordadas”, destacou. Enquanto isso, o Kremlin confirmou que Putin e Trump podem se reunir na semana que vem e que os preparativos estão em andamento, mas a data e o local ainda não foram anunciados. (ANSA).