O cinema brasileiro fez história com as três indicações de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025 nesta terça-feira, 23. Concorrendo por Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres, a produção ainda é o terceiro longa de Walter Salles concorrendo na premiação.
Além de marcar o retorno do diretor na cerimonia, as indicações do longa ainda superam nomeações de produções anteriores do cineasta.
Há 26 anos, em 1999, “Central do Brasil”, de Salles, concorreu em duas categorias: melhor filme estrangeiro, agora internacional, e melhor atriz, com Fernanda Montenegro. Na época, a produção não levou nenhuma das estatuetas, sendo superado por “A vida é bela” e Gwyneth Paltrow – “Shakespeare apaixonado”.
+ ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres são indicados para o Oscar 2025
+ Oscar 2025: ‘Ainda Estou Aqui’ é o primeiro longa brasileiro indicado a Melhor Filme
Menos de uma década depois, em 2005, outro longa de Salles foi indicado novamente, e dessa vez saiu premiado. “Diários de motocicleta”, ganhou na categoria de melhor canção original, por “Al otro lado del río”, de Jorge Drexler. O filme também havia sido indicado por melhor roteiro adaptado.
A 97º edição do Oscar acontece em 2 de março, em Los Angeles. A premiação será transmitida a partir das 21h no Brasil.
Ver essa foto no Instagram