O ator Ailton Graça, 58 anos, precisou se submeter a um procedimento estético rejuvenescedor para estrelar na produção Mussum: o filmis, e ficar com a cara do comediante.

A intervenção escolhida consiste em uma técnica incomum e um tanto curiosa: aplicação do próprio sangue. Trata-se de um procedimento de beleza que proporciona um ar mais leve e atenua as linhas de expressão.

O segredo foi revelado pela supervisora de caracterização do filme, Mari Pin, em entrevista ao jornal Extra, publicada nesta segunda-feira (21). Ela explicou que a produção precisou recorrer a técnicas diferentes para aproximar a aparência do ator ao do humorista, sobretudo quando Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, era mais jovem.

O procedimento estético, realizado no consultório de um cirurgião dentista, tem curta duração e inclui uma injeção de plasma gel. A substância é retirada do próprio sangue e reaplicada no organismo na região da face para preencher e proporcionar volume aos tecidos, principalmente na região dos olhos.

Segundo a publicação no jornal carioca, a supervisora precisou de alguns dias para convencer o ator a aceitar a transformação.

A caracterização do personagem foi um pouco invasiva, mas ele recuperou a aparência natural em apenas três dias.

Mesmo antes da estreia, que acontece em novembro deste ano, Ailton já faz sucesso como Mussum, e o filme levou seis prêmios no Festival de Cinema de Gramado.

Mussum morreu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, após complicações de um transplante de coração.