Economia

AIE: demanda por petróleo está se recuperando, apesar de reveses em vacinação


Um ano após o início da pandemia de covid-19, o mercado global de petróleo está na trajetória de recuperação, apesar de reveses nos esforços de vacinação contra a doença, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

Em relatório mensal publicado nesta quarta-feira, 14, a AIE elevou sua projeção de alta no consumo global de petróleo este ano em 230 mil barris por dia (bpd), a 5,7 milhões de bpd. Nesta terça, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) ampliou sua projeção de aumento na demanda em 100 mil bpd, a 6 milhões de bpd.

A AIE também revisou para baixo sua estimativa de acréscimo na oferta de países fora da Opep+ – formada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados que incluem a Rússia – neste ano em 90 mil barris por dia (bpd), a 610 mil bpd.

Em março, a oferta global de petróleo teve expansão de 1,7 milhão de bpd, a 92,9 milhões de bpd, de acordo com a AIE.

Ainda no relatório, a AIE estima que o cumprimento do acordo de restrição da oferta pela Opep+ ficou em 113% em março, à medida que a produção do grupo cresceu 270 mil bpd no último mês.

A agência também calcula que os estoques de petróleo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tiveram queda de 55,8 milhões de barris em fevereiro, para 2,98 bilhões de barris, mas permaneceram 28,3 milhões de barris acima da média dos últimos cinco anos. A redução nos estoques da OCDE foi a sétima consecutiva. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também
+ Joice Hasselmann aparece com fraturas e diz acreditar ter sido vítima de ‘atentado’
+ Pintor é expulso de rodízio por comer 15 pratos de massa; assista
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago