Água no chope eleitoral: reajuste de tarifa piora relação de JHC com Renan Filho

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Água no chope eleitoral: reajuste de tarifa piora relação de JHC com Renan Filho

Agência Brasil
Renan Filho Foto: Agência Brasil

Não chamem para um chope na praia o prefeito de Maceió, JHC (PSB), e o governador de Alagoas Renan Filho (MDB). Entrou água (politicamente insalubre) na tulipa, e azedou a relação que já não era boa entre ambos desde a campanha municipal.

O juiz Alberto Lima, da 17ª Vara Cível da Justiça de Alagoas, reconheceu pedido liminar de ação popular e suspendeu aumento de 8% na conta de água da região metropolitana da capital, que fora autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) – um órgão estadual.

JHC criticou a ‘falta de sensibilidade’ de Renan Filho com a população neste momento, fechado os olhos para o aumento autorizado pela reguladora. A ação foi protocolada pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL) e pelo deputado estadual Davi Maia (DEM).

Um dos motivos para a suspensão foi que apenas uma diretora da agência se manifestou sobre o aumento, enquanto as regras exigem a manifestação de no mínimo dois diretores.