Água contaminada mata 9 pessoas e hospitaliza 200 na Índia

Governo local aguarda relatório final de amostras para conter surto bacteriano

Índia
Índia Foto: REUTERS/Bhawika Chhabra

Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 200 foram hospitalizadas na cidade indiana de Indore, na região central do país, após um surto de diarreia que, segundo as autoridades, está ligado à água potável contaminada, de acordo com um parlamentar e autoridades de saúde locais.

Kailash Vijayvargiya, um parlamentar, disse que nove pessoas morreram em Indore.

O diretor médico de Indore, Madhav Prasad Hasani, afirmou à Reuters por telefone que a água potável na área de Bhagirathpur da cidade estava contaminada devido a um vazamento, e um teste de água confirmou a presença de bactérias na tubulação.

“Não posso dizer nada sobre o número de mortos, mas mais de 200 pessoas da mesma localidade estão sendo tratadas em diferentes hospitais da cidade. O relatório final da amostra de água coletada na área afetada está sendo aguardado”, disse Hasani.

Shravan Verma, representante administrativo do distrito, disse que as autoridades enviaram equipes de médicos para triagem de porta em porta e estavam distribuindo pastilhas de cloro para ajudar a purificar a água.

“Encontramos um ponto de vazamento que poderia ter contaminado a água e esse ponto foi consertado”, declarou Verma, acrescentando que as autoridades examinaram 8.571 pessoas e identificaram 338 com sintomas leves.

Indore, no Estado de Madhya Pradesh, foi considerada a cidade mais limpa da Índia e liderou as classificações nacionais de limpeza nos últimos oito anos.