São Paulo, 12 – A colheita da safra brasileira de soja 2025/26 atingiu 0,6% da área cultivada no Brasil, na quinta-feira passada, em comparação com 0,3% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. O ritmo é puxado por Mato Grosso, mas também já há colheita no Paraná.
Em termos históricos, não há atraso digno de nota, por enquanto, disse a AgRural. Apesar disso, o alongamento do ciclo das plantas em algumas regiões torna este início de colheita um pouco mais lento do que alguns esperavam inicialmente.
Em dezembro, a AgRural estimou a produção brasileira de soja em recordes 180,4 milhões de toneladas. Uma nova revisão mensal será divulgada no fim de janeiro.
Milho
A semeadura da safrinha, ou segunda safra, de milho 2026 já teve início nas primeiras áreas do Centro-Sul do Brasil. Levantamento da AgRural mostra que 0,2% da área estimada para a região estava plantada até quinta passada, com as máquinas já avançando em áreas pontuais de Mato Grosso e do Paraná. Um ano atrás, na safrinha 2025, ainda não havia porcentuais levantados.
Já a colheita do milho verão 2025/26, primeira safra, alcançava 0,5% da área semeada no Centro-Sul do Brasil, na quinta passada, em comparação com 1,3% um ano atrás. Neste momento, os trabalhos estão concentrados no Rio Grande do Sul, afirmou a AgRural.
A AgRural estima a produção total de milho na safra 2025/26 (primeira, segunda e terceira safras somadas) em 136 milhões de toneladas. O número passará por revisão mensal na segunda quinzena de janeiro.