São Paulo, 15 – O plantio da safra brasileira de soja 2025/26 cobria 97% da área estimada até quinta-feira passada, 11, em comparação com 94% na semana anterior, segundo levantamento da AgRural. “O destaque da semana passada foi a regularização das chuvas no País, que favoreceu o avanço das máquinas sobre os últimos talhões e melhorou as condições de desenvolvimento das lavouras”, comentou a consultoria.
Com bons volumes de chuva chegando a praticamente todas as áreas produtoras, a umidade do solo melhorou tanto em áreas onde o plantio ainda está em andamento, como o Rio Grande do Sul e parte do Matopiba (Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste Bahia), como em áreas em que a safra está em definição de produtividade, como parte de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná, avaliou a AgRural.
Além disso, a previsão de mais chuva e temperaturas favoráveis nos próximos dias leva mais tranquilidade aos produtores.
Milho verão
Segundo a AgRural, a semeadura do milho verão 2025/26 está encerrada no Centro-Sul do Brasil, e agora as atenções estão concentradas no clima e no desenvolvimento das lavouras.
“O retorno das chuvas ao Sul do País levou alívio aos produtores na semana passada, embora o Rio Grande do Sul já tenha perdas consolidadas em algumas áreas por causa da estiagem de novembro”, concluiu a empresa.