São Paulo, 19 – A área cultivada com soja no Brasil na safra 2025/26 estava 2% colhida até quinta-feira passada, 15, em comparação com 0,6% na semana anterior e 1,7% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural, divulgado nesta segunda-feira, 19. Conforme a empresa, Mato Grosso puxa o ritmo, favorecido pelas aberturas de sol entre as chuvas, que caem diariamente.
O Paraná, em contrapartida, agora já registra atraso em relação ao ritmo histórico porque houve alongamento do ciclo de parte das lavouras por causa de períodos de tempo mais frio e nublado durante o desenvolvimento da soja.
Nos dois Estados, conforme a AgRural, as produtividades colhidas até agora são muito boas e reforçam a expectativa de grande safra. Também já há colheita em alguns outros Estados, mas apenas em áreas pontuais. De um modo geral, a safra é promissora em todo o País, embora a irregularidade das chuvas no Rio Grande do Sul e no Matopiba (região de expansão agrícola localizada no Brasil, que abrange áreas dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia), que ainda têm um longo caminho até a definição da safra, precise ser monitorada com atenção, disse a AgRural.
Milho
O plantio da safrinha de milho 2026 alcançava 1,1% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, na quinta passada, em comparação com 0,2% uma semana antes e 0,3% um ano atrás, segundo dados da AgRural. Mato Grosso lidera, seguido pelo Paraná.
O milho verão 2025/26 estava 1,6% colhido no Centro-Sul do Brasil até quinta passada, ante 0,5% na semana precedente e 4,1% um ano atrás. “Como é comum nesta época do ano, os trabalhos se concentram nos três Estados do Sul”, concluiu a AgRural.