Agropalma retoma produção de biodiesel, após 15 anos, com nova usina em Belém

São Paulo, 5 – A Agropalma anunciou, em nota, a retomada da produção de biodiesel, após 15 anos fora do segmento, com a inauguração de uma usina em Belém do Pará. Com capacidade autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 36 mil m³ por ano, a usina tem produção inicial projetada de 19 mil m³, voltada principalmente ao abastecimento do mercado paraense. “Estamos muito contentes por retornar ao ramo do biodiesel em um momento que existe um direcionamento e crescimento desse setor”, afirmou, na nota, o diretor comercial, de marketing e P&D da Agropalma, André Gasparini.

A planta, que já iniciou operação, deverá evitar a emissão anual de cerca de 39 mil toneladas de CO2, segundo a Agropalma. A operação busca suprir parte da demanda local de biodiesel.

Em 2024, o Pará adquiriu 268 milhões de litros de biodiesel, dos quais 79% derivados do óleo de soja, transportados principalmente das regiões Centro-Oeste e Sul.

A Agropalma quer substituir parte dessas importações com produção local baseada na palma, principal cultura agrícola do Estado.