Brasília, 7 – O agronegócio brasileiro gera 1,6 bilhão de toneladas de carga para ser transportada pelo País e necessita de 43 milhões de fretes por ano, apontou nesta quarta-feira, 7, o chefe da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda, ao lançar o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira. É um volume maior do que o setor de mineração, que movimenta 1,4 bilhão de toneladas.

Uma logística eficiente pode elevar a renda do produtor em 34%, informou.

O sistema, disponível na Internet, tem informações detalhadas sobre o que é produzido no País e como esses produtos são escoados. A ideia é que ele forneça subsídios para a definição de políticas públicas. Empresas também podem se beneficiar das informações para decidir seus investimentos.

Os dados permitiram selecionar um conjunto de obras prioritárias para o agronegócio. Entre as rodovias, ele aponta para a BR-163 em Mato Grosso e Pará, a BR-080, para permitir que a carga possa ser transferida da bacia logística do porto de Vila do Conde (PA) para o de Itaqui (MA), a BR 364, que dá acesso da produção do oeste de Mato Grosso à hidrovia, a Rodovia do Frango em Santa Catarina e a do Boiadeiro, no Paraná.

Dessas obras, algumas estão no programa de concessões do governo Temer. É o caso da Rodovia do Frango e a BR 364.

Entre as ferrovias, ela aponta para a necessidade da Ferrogrão, entre Sinop (MT) e Miritibuba (PA), o Ferroanel de São Paulo e a necessidade de reestudar o traçado da Ferrovia de Integração do Centro Oeste, ainda não construída. Tal como projetada, a linha está desconectada dos centros de produção.

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Em hidrovias, a prioridade seria aprimorar a do rio Madeira, que ainda necessita de sinalização e outras melhorias, e dragar o canal do Quiriri, que dá acesso ao porto de Vila do Conde. Hoje ele dificulta o trânsito de navios de maior calado.


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