São Paulo, 13 – O Brasil precisa adotar uma “estratégia contundente” de abertura de mercados para seus produtos, agropecuários inclusive, disse há pouco o sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo Lima. “Ficamos extremamente fechados no que diz respeito a fazer acordos comerciais nos últimos 15 anos e precisamos de uma estratégia contundente”, afirmou Lima durante o Summit Agronegócio Brasil, realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo em São Paulo.

Ele avaliou que permanecer na Organização Mundial do Comércio (OMC) é fundamental e deixar o órgão “está fora de cogitação”, mas o País precisa olhar para seus “telhados de vidro”, afim de evitar barreiras não tarifárias e aproveitar a oportunidade de atender à demanda global por alimentos.

O próximo ministro de Relações Exteriores do Brasil, continuou, terá papel relevante e precisará “ter uma visão geopolítica e de relações internacionais muito bem estruturada e fundamentada”.

“Temos que arrumar a casa. Aumentar práticas de defesa animal e vegetal, avançar no processo de liberação de agroquímicos… são aspectos importantes para evitar barreiras ao buscar abrir o mercado”, explicou.