Não é comum termos um jogador japonês atuando no Campeonato Brasileiro. Kazu Miura, pelo Coritiba, no fim dos anos 80, e Maezono e Sugawara, ambos pelo Santos, em 98 e 99, respectivamente, foram os únicos até hoje. Já um marfinense, é inédito. O Botafogo, em 2020, terá os dois, lado a lado. Dois estrangeiros que já foram rivais em Copa do Mundo.

Após contratar Keisuke Honda, ainda no primeiro semestre, o Glorioso fechou com o atacante Salomon Kalou, ex-Chelsea, Lille e Hertha Berlin. Arma do Alvinegro para o Brasileirão, a dupla esteve em lados opostos durante a Copa de 2014, realizada no Brasil.

No dia 14 de junho, Japão e Costa do Marfim se enfrentaram na Arena Pernambuco. Tanto Honda quanto Kalou foram titulares. O japonês, inclusive, abriu o placar com um belo chute de canhota, mas os marfinenses viraram e venceram por 2 a 1. Ambos, porém, seriam eliminados ainda na fase de grupos.

E esse não foi o único duelo entre os principais – e inesperados – reforços botafoguenses. Quatro anos antes, em um amistoso preparatório para o Mundial de 2010, as seleções se enfrentaram em Sion, na Suíça, e Kalou também levou a melhor: 2 a 0 para a Costa do Marfim.

Apesar de terem passado grande parte de suas carreiras na Europa, Honda e Kalou jamais se enfrentaram por clubes. Os dois agora terão a chance de brilhar juntos em gramados brasileiros.