Wallace Lopes, agente federal do Ibama, compartilhou em seu perfil no Twitter, nesta quinta-feira (9), uma história no mínimo curiosa sobre os Yanomamis. Durante o contato de ua colega de Ibama do agente com os indígenas, ele percebeu que entre os alimentos doados, uma categoria em especial, não era aproveitada pelos nativos: os legumes.

Nesse sentido, o agente decidiu realizar uma ação para mostrar como alimentos como cenoura e batata podem ser usados para o consumo. Veja no vídeo abaixo:

A reportagem entrou em contato com o agente do Ibama, mas até o momento não obteve retorno.

Retomada do território

Uma ação conjunta da Funai, Ibama e Força Nacional de Segurança Pública deu início, nesta semana, a tentativa de proteger os indígenas e combater o garimpo ilegal no território Yanomami, em Roraima. Além de apreensões e a retirada de garimpeiros da região, fiscalizações estão sendo feitas para impedir o fluxo de suprimentos para os garimpos.

De acordo com o Ibama, o avanço do garimpo no local “resultou em uma crise humanitária na terra indígena. A Polícia Federal investiga o crime de genocídio contra os Yanomamis”.