A Polícia Federal iniciou uma operação na sexta-feira, 1º, que investiga esquema de um grupo de pessoas acusado de contrabandear centenas de quilos de ouro entre 2018 e 2022 pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos. De acordo com O Globo, Gianpiero Nieri Rocha, de 48 anos, um agente da corporação que participou da primeira temporada da série “Aeroporto: Área Restrita” é suspeito de estar entre os envolvidos na ação criminosa.

+ SP: caminhão com carga avaliada em R$ 2 milhões é roubado em aeroporto

+  Líbio é preso na Turquia após ter etiqueta de bagagem trocada em aeroporto de SP

Agentes da Polícia Federal cumpriram uma série de mandados de busca e apreensão em quatro estados, nas cidades de São Paulo (SP), Bragança Paulista (SP), Irupi (ES), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). Os investigados que integram a organização criminosa são suspeitos de praticarem usurpação de bens da União, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.

Dois dos alvos da operação foram identificados pelo O Globo como Gianpiero Nieri e Ernesto Kenji Igarashi, de 51 anos, ambos agentes da Polícia Federal, passaram a ser monitorados por tornozeleira eletrônica. A Justiça também determinou medidas cautelares diversas da prisão a todos os investigados.

A série na qual Nieri aparece se tornou muito popular por mostrar a realidade dos agentes das forças de segurança que controlam as operações de contenção do Aeroporto de Guarulhos, o maior da América Latina. Na produção, imagens de várias organizações governamentais são utilizadas para mostrar o controle da vigilância alfandegária e da entrada de drogas e outros produtos ilegais no Brasil.