Mundo

Agência europeia inicia revisão de dados de vacina da J&J

ROMA, 2 DEZ (ANSA) – O Comitê de Remédios para Uso Humano da Agência de Medicamentos Europeia (EMA) começou a revisar os dados dos testes clínicos da vacina contra o novo coronavírus criada pelo laboratório belga Janssen-Cilag, que pertence a Johnson & Jonhson, informou o órgão europeu nesta quarta-feira (02).   

Segundo a nota oficial, a revisão se baseará “nos resultados preliminares dos estudos de laboratório e de recentes estudos clínicos em adultos”. “Esses estudos sugerem que a vacina desencadeia a produção de anticorpos e a resposta imune das células que atingem o Sars-CoV-2 coronavírus”, informa ainda.   

Atualmente, a vacina Ad26.COV2.S está na terceira fase de testes clínicos, que visa analisar a eficácia do imunizante na prevenção da Covid-19. A EMA informou que estudará também esses dados técnicos conforme eles forem sendo enviados pela Johnson & Johnson.   

“A análise contínua segue até que haja evidência suficiente para que ela esteja disponível para a autorização formal de comercialização”, informa o órgão, ressaltando que, por conta da situação atual da pandemia, os procedimentos foram acelerados.   

A Ad26.COV2.S é composta por um vetor recombinante de adenovírus tipo 26 (Ad26), não replicante, criado para codificar a proteína Spyke do novo coronavírus. A grande vantagem dessa imunização é que, diferente das mais avançadas no momento, ela é aplicada com apenas uma dose. Além disso, por ser feita com um método mais tradicional, não precisa de refrigeração especial.   


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Além da J&J, a EMA já está revisando dados de outras três vacinas candidatas contra a Covid-19: a da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca; a da farmacêutica Pfizer e do laboratório alemão BioNTech – já aprovada pelo Reino Unido -; e a da norte-americana Moderna. (ANSA).   

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ 6 fotos em que o design de interiores do banheiro foi um fracasso total. Confira!
+ Ex-jogadora de futebol, Madelene Wright, começa a vender fotos sensuais após ser demitida do time
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel