Tecnologia & Meio ambiente

Agência espacial russa felicita SpaceX

Agência espacial russa felicita SpaceX

(Arquivo) O presidente russo Vladimir Putin conversa com cosmonautas a bordo da Estação Espacial Internacional - SPUTNIK/AFP/Arquivos

A agência espacial russa Roskosmos, até agora a única que tina capacidade de enviar cosmonautas à Estação Espacial Internacional (ISS), felicitou neste domingo a empresa americana SpaceX pelo lançamento com sucesso de um foguete que transporta dois astronautas rumo à ISS.

Com o lançamento a partir do centro espacial Kennedy, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar astronautas ao espaço, um êxito histórico que oferece aos Estados Unidos um novo meio de transporte espacial após nove anos de interrupção.

“Gostaria de saudar nossos colegas americanos”, afirma em um vídeo publicado na conta do Twitter da Roskosmos o cosmonauta Serguei Krikaliov, diretor executivo da agência espacial russa para os programas de voos tripulados.

“O êxito desta missão vai apresentar novas oportunidades que beneficiarão todo o programa internacional de voos tripulados no espaço”, completou.

Desde o fim da utilização dos ônibus espaciais em 2011, os americanos tinham que recorrer aos foguetes russos que decolam da base de Baikonur, no Cazaquistão, para chegar à ISS.

A ISS é um raro exemplo de cooperação internacional que não foi prejudicado pelas tensões dos últimos anos entre Rússia e os países ocidentais.

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior