Tecnologia & Meio ambiente

Agência da UE recomenda vacina da Pfizer para crianças


BRUXELAS, 25 NOV (ANSA) – A agência de medicamentos da União Europeia (EMA) recomendou nesta quinta-feira (25) a utilização da vacina anti-Covid do consórcio Biontech/Pfizer em crianças entre cinco e 11 anos de idade.   

Até agora, o imunizante mais usado na UE era indicado apenas para pessoas a partir de 12 anos, mas a fórmula já vem sendo aplicada em crianças menores em países como Canadá, Estados Unidos e Israel.   

“O comitê de medicamentos humanos da EMA recomendou uma extensão da indicação da vacina Comirnaty para incluir o uso em crianças entre cinco e 11 anos”, diz um comunicado da agência europeia.   

A dosagem para o público infantil, no entanto, será de apenas 10 microgramas por injeção, enquanto pessoas com 12 anos ou mais tomam 30 microgramas por dose. A recomendação da EMA é de duas injeções nos braços, com intervalo de três semanas.   

A agência também cita um estudo clínico que apontou eficácia de 90,7% contra casos sintomáticos em crianças, embora a taxa real, segundo a própria EMA, possa variar entre 67,7% e 98,3%. Os efeitos colaterais mais comuns são dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, dores musculares e calafrios.   

O parecer será enviado para a Comissão Europeia, poder Executivo da UE e a quem cabe a palavra final. Enfrentando a quarta onda da pandemia, a Europa voltou a ser o epicentro da crise sanitária, com explosão dos contágios em países como Alemanha, Áustria e Eslováquia.   

De acordo com um mapa divulgado nesta quinta pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, não há mais nenhuma região do bloco na faixa verde, menor nível na escala de risco definida pela UE. (ANSA).   


Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais