São Paulo, 6 – O Brasil foi o destino de aproximadamente 95% dos US$ 300 milhões investidos na América Latina pela Agco nos últimos quatro anos, segundo o vice-presidente sênior e gerente geral Agco Américas, Robert Crain. Os recursos foram aplicados em expansão de plantas, pesquisa e desenvolvimento e novos sistemas de inovação e tecnologia nas máquinas e nas fábricas, acrescentou o presidente AGCO América do Sul, Luís Felli. “A tendência é continuarmos investindo no País”, disse Crain a jornalistas em evento realizado pela companhia em São Paulo.

Na ocasião, o presidente e CEO global da AGCO, Martin Richenhagen, comentou sobre a vitória do presidente eleito, Jair Bolsonaro, nas eleições presidenciais do Brasil. “É importante que ele saiba quanto os produtores precisam do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e outras instituições (financeiras)”, disse.

Durante o evento, Richenhagen falou de planos da companhia para o Brasil e das expectativas de resultados globais. Segundo o executivo, o desempenho global das vendas no ano foi positivo até este momento. “A receita em 2018 deve ser um pouco menor que o nosso recorde de 2013, de US$ 11 bilhões. Devemos alcançar cerca de US$ 10 bilhões neste ano”, afirmou o CEO global da AGCO.

Sobre o Brasil, Richenhagen anunciou que a empresa deve começar a vender no Brasil tratores de alta potência e compactos da marca Fendt. Hoje, a AGCO só comercializa no País máquinas agrícolas das marcas Massey Ferguson e Valtra. “É um equipamento que pesa muito menos que outros tratores e consome menos combustível”, explicou o executivo.

Neste momento, a equipe brasileira da companhia está trabalhando com um grupo da Alemanha na definição dos produtos que serão trazidos para o Brasil, de acordo com o presidente AGCO América do Sul, Luís Felli. Além disso, o plano é que os produtos sejam revendidos em concessionárias da marca Fendt. “Estamos definindo quem fará a distribuição, mas devem ser comercializados dentro da sua própria estrutura (de revenda)”, disse Felli.

Felli comentou também que, em 2019, a AGCO deve lançar no Brasil uma nova colheitadeira com inovações na área de agricultura de precisão e conectividade, chamada Ideal, que já foi lançada com o mesmo nome na Europa e nos Estados Unidos.

Outro lançamento previsto é uma plantadeira dobrável, chamada Momentum, dotado de tecnologia que permite aplicação e distribuição precisa das sementes no campo. Com os novos produtos, a AGCO deve completar no próximo ano a renovação de 100% do seu portfólio, iniciado em 2017, segundo o presidente AGCO América do Sul. Nestes dois anos, foram 159 equipamentos lançados, lembrou Felli.