Agatha Moreira, 33 anos, se despede da chef de cozinha Luma, sua personagem em “Mania de Você”, novela das 21h da TV Globo, que chega ao fim nesta sexta-feira, 28.
Em entrevista exclusiva à IstoÉ Gente, a atriz falou sobre como foi viver na pele da mocinha controversa nos últimos meses, se posicionou a respeito das críticas em relação à trama, e como a personagem mudou a sua vida.
Namorada de Rodrigo Simas desde 2018, a artista voltou a falar sobre como o casal lidou com as críticas após o ator se declarar publicamente bissexual, e aproveitou a ocasião para revelar qual a melhor – e também a pior – parte de uma vida a dois.
“É bom demais saber que estaremos sempre lá, um para o outro, que ao final do dia, nos recarregaremos com amor, afeto e parceria. Mas ter que lidar com os defeitos do outros, daqueles que já vêm de fábrica, cansa um pouco. Por isso que para fazer dar certo é preciso querer de verdade”.
Confira a entrevista completa abaixo:
IstoÉ Gente: Como você se despede da Luma? Qual o balanço sobre a novela?
Agatha Moreira: Novela é um projeto longo, que exige muito de todos os profissionais envolvidos. A gente se entrega, se dedica até o último fio de cabelo, por isso que o descanso se faz tão necessário. Ao mesmo tempo, dar vida à Luma foi tão enriquecedor para mim, foi divertido, foi intenso. Tive encontros incríveis e trocas profissionais que deixarão a minha trajetória como atriz ainda mais rica.
O que vai sentir mais falta na rotina das gravações?
AM: Acho que da rotina em si! Ter um texto para estudar em casa, seguir para os estúdios, fazer a caracterização… Sentirei falta dos bastidores, equipe e elenco. Mania de Você foi uma novela com um time maravilhoso, leve e comprometido.

Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) em “Mania de Você”
O que você pretende levar da Luma para a sua vida e o que não quer levar da personagem?
AM: Acho que somente o corte de cabelo, risos. Geralmente eu separo bem e não levo a personagem pra casa não. Em casa eu estudo, decoro meus textos e me preparo vendo filmes e séries, lendo livros. As personagens ficam no set. Essa é a minha forma de trabalhar e lidar com o meu ofício.
“Mania de Você” teve muita cena de ação, né? Você chegou a se machucar ou correr algum risco em alguma cena?
AM: Não, eu adoro estar presente em tudo o que for seguro e que eu consiga entregar um bom resultado. Eu sou a minha maior crítica do meu trabalho. Mas, em alguns momentos, entra em cena nossa equipe de dublês, que merecem todos os aplausos.

Mavi (Chay Suede) e Luma (Agatha Moreira) em “Mania de Você”
Várias cenas do trio Luma-Mavi-Mércia viralizaram nas redes sociais e geraram memes super divertidos. Como você reagiu a essas manifestações?
AM: Eu adorei! Morria de rir com os recortes postados e com os memes. Me diverti muito! E amava ler os comentários e as interações com o público da novela e da internet. Eu confesso que não esperava tamanha repercussão. E por isso eu acho que se tornou ainda mais legal.
O sucesso desse trio de vilões foi contrário ao de outros núcleos da trama, que receberam críticas por não sustentar a audiência que o público esperava. Isso refletiu nos bastidores das gravações?
AM: O clima na novela, dentro e fora set, sempre foi leve, de parceria e profissionalismo.

Rodrigo Simas e Agatha Moreira – Reprodução/Instagram
Em relação a sua vida pessoal, além das postagens que você mesma faz nas redes sociais, muitos paparazzi estão fotografando suas idas à praia, por exemplo, o que acaba rendendo repercussão na mídia a respeito do seu corpo. Como você lida com essa exposição?
AM: Da forma mais natural possível. Eu não me privo de fazer nada e nem teria o porquê, já que a minha relação com a imprensa e o público em geral é uma via de mão dupla, baseada no respeito mútuo. E quando eu entendo que preciso preservar algo da minha intimidade, eu evito expor nas redes. Tem dado certo até agora!
Depois que o Rodrigo Simas revelou a bissexualidade uma parte do público reagiu com questionamentos e até críticas. Como vocês lidam com isso?
AM: Do jeito que precisa ser tratado, com diálogo, respeito, transparência e naturalidade. Na verdade, nunca existiu nenhum tipo de abismo entre nós e eu me surpreendi ao ver que em muitos relacionamentos isso não acontece.

Rodrigo Simas e Agatha Moreira – Reprodução/Instagram
Qual a melhor parte de uma rotina a dois – e qual a “pior”?
AM: A rotina! E isso vale para ambas as respostas. É bom demais saber que estaremos sempre lá, um para o outro, que ao final do dia, nos recarregaremos com amor, afeto e parceria. Mas ter que lidar com os defeitos do outros, daqueles que já vêm de fábrica, cansa um pouco. Por isso que para se relacionar, para fazer dar certo, é preciso querer de verdade.
O que une você e o Rodrigo?
AM: Acima de qualquer coisa, o amor. Mas ele não se segura sozinho, precisa ter parceria, admiração, diálogo, respeito, afeto e cumplicidade.