África do Sul autoriza importação de subproduto de aves do Brasil

São Paulo, 27 – As autoridades sanitárias do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca da África do Sul (DAFF) aprovaram o Certificado Sanitário Internacional das exportações brasileiras de farinha de sangue de aves, subproduto utilizado pelo país para alimentação animal. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura brasileiro, a medida vai em linha com uma das estratégias da Pasta, que é levar os subprodutos de origem animal do Brasil ao mercado internacional.

Atualmente, os principais fornecedores para o mercado sul-africano são a União Europeia, Estados Unidos e China. Em 2017, o Brasil exportou cerca de US$ 3 milhões em rações para animais à África do Sul e, ainda assim, ocupa apenas 2% do total de US$ 143 milhões que foi importado em ração pelo país no ano passado.

De acordo com o adido agrícola Jesulindo Nery de Souza Junior, da Embaixada do Brasil em Pretória, “o principal destaque que corrobora com o potencial de crescimento brasileiro é o fato da maioria destes produtos (para ração animal) usufruírem de isenção tarifaria de importação no mercado sul-africano”.

Exportações desses subprodutos também colaboram na reciclagem de resíduos de abate de aves. De acordo com o ministério, a indústria de reciclagem animal brasileira retira do ambiente aproximadamente 12 milhões de toneladas de subprodutos de origem animal por ano.