06/11/2024 - 9:34
Quer a preferência seja pelo de atum picante ou de salmão, não há como negar: sushi é incrível! Mas apesar de você estar louca para pedir uma barca completa após ler as primeiras linhas desta matéria, será que não existe um limite de sushi que podemos comer por semana?
Primeiro, uma informação que vai te confortar. “Sushi, que é primordialmente feito de algas, arroz, vegetais e peixe, é uma opção saudável”, explica Barbie Boules, nutricionista dos EUA.
E o mercúrio?
“Sim, é uma preocupação quando estamos falando de peixe”, diz Claire Martin, co-fundadora do Being Healthfull (EUA). Envenenamento por mercúrio pode causar dores de cabeça, sono, danos cerebrais e até falha de órgãos.
Mas nem todos os peixes têm o mesmo risco. “Quanto mais alto na pirâmide alimentar, mais é possível o animal conter mercúrio”, explica ela. Peixes maiores (que geralmente comem os menores) têm mais tendência a ter mercúrio.
“Você deve moderar a ingestão desses tipos de peixe, como em sashimi, nigiri ou outros”, ressalta Martin. “Não é indicado comê-los mais de duas vezes por semana.”
Leia mais
Mulher sofre danos cerebrais após consumir molho de soja
Aprenda receita leve feita com salmão
Por outro lado, a profissional afirma que maki sushis normalmente são feitos de peixes com menos mercúrio, o que significa que você pode comer mais. Isso inclui salmão, siri e camarão. Para balancear seus nutrientes, Boules indica escolher um sushi que se encaixa nessa segunda opção e, então, ingerir bastante vegetais.
Tenha cuidado
Se você está grávida, a recomendação é evitar qualquer sushi cru. E o mesmo vale para quem está amamentando. Boules explica que grávidas e crianças devem limitar a ingestão de peixe para apenas 200 gramas por semana.