Saúde da mulher

Afinal, comer muita banana pode atrapalhar sua dieta?

Mais de 70 mil buscas no Google todos os meses trazem a pergunta "quantas calorias tem uma banana?". E aí, será que ela atrapalha a dieta?

Crédito: Pexels

Uma das coisas mais básicas que aprendemos sobre alimentação saudável é que frutas fazem bem. Então é um pouco estranho quando algumas dietas low-carb dizem que você deve ficar longe de banana.

Afinal, bananas são frutas, mas elas começam a ter uma reputação de carregadoras de calorias. Mais de 70.000 buscas no Google todos os meses trazem a pergunta “quantas calorias tem uma banana?”

Mas vamos lá: uma banana média contém 27 gramas de carboidratos, mais do que duas fatias de pão branco, além de cerca de 14 gramas de açúcar. Esse açúcar chega na forma de frutose, um açúcar simples que o corpo digere rapidamente e pode resultar em picos de insulina e açúcar no sangue. E, para sua informação, há 105 calorias em uma banana.

Leia mais

Pesquisadores descobrem novo benefício da banana – saiba qual!
Receita de sobremesa: pão de forma com sorvete de banana

Se você é uma fã de bananas, não é preciso abandonar a amarelinha apenas para perder alguns quilos. Bananas não vão interromper seus esforços para perder peso, explica Alissa Rumsey, criadora do guia 5 Minute Mindful Eating Exercise, dos Estados Unidos. “Uma comida não vai fazer você ganhar peso, assim como nenhuma comida vai fazer você perder peso”.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Porém, bananas contêm açúcar, porém é açúcar natural, o que não é o mesmo que açúcar branco adicional, como aquele que você coloca no cafezinho após as refeições. Essas frutas também são grandes fontes de potássio e contêm fibras, vitaminas C e B6, além de antioxidantes que previnem inflamações.

Leia mais

Receita de pudim light de banana para a sobremesa

Essa fibra, que citamos anteriormente, é capaz de auxiliar na perda de peso. De acordo com uma pesquisa da University of Massachusetts Medical School (EUA), aumentar a ingestão de fibras em 30 gramas por dia ajuda a eliminar alguns quilos. Uma banana média conta com 3.1 gramas de fibras.

Ingira bananas com um pouco de proteína e gordura boa e terá um lanchinho que sacia. Coma antes ou depois do treino para dar um gás nos exercícios e auxiliar na recuperação.

Preste atenção: bananas não são inimigas. Se você está tentando perder peso, foque na dieta e faça exercícios. Não coloque a culpa em uma fruta.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel