Saúde da mulher

Afinal, chá detox realmente ajuda a emagrecer?

A internet está cheia de influencers garantindo que o chá detox é a solução para quem quer emagrecer e limpar o organismo. Mas será que é mesmo?

Crédito: Pexels

Algumas coisas sempre estão juntas. É o caso da manteiga de amendoim e geléia, e influenciadoras do Instagram e chá detox, por exemplo. Mas o que faz essas pessoas jurarem que essas bebidas realmente ajudam na perda de peso? Eles são realmente melhores para você do que as versões normais?

+ SP deve receber cinco milhões de doses de vacina chinesa em outubro, diz Doria

Primeiro, um pouco sobre chás detox. Como são eles?

Basicamente, esses são bebidas que alegam liberar toxinas de seu corpo, e muitos deles prometem a perda de peso como um bônus adicional.

“Além das ervas que eles contêm, os chás detox normalmente destacam ingredientes específicos conhecidos por terem propriedades diuréticas ou laxativas, bem como qualidades supressoras do apetite. Folhas de urtiga, folhas de dente-de-leão e folhas de sena são comuns” diz Alyssa Ardolino, nutricionista no International Food Information Council (EUA). Alguns dos chás ainda contêm cafeína, que também pode atuar como diurético.

Então eles realmente trabalham para perda de peso?

Aqui está uma resposta honesta: sim, eles resultarão em perda de peso. Contudo, é apenas um efeito temporário. “Essas bebidas só levam à perda de água ou de resíduos”, explica Ardolino. Portanto, elas não facilitam o aumento da queima de gordura, que é crucial para a perda de peso a longo prazo. Fim de história.

Leia mais

Tomar suco de babosa realmente vai te ajudar a emagrecer?
Jejum de água é algo que você nunca deveria fazer para emagrecer

Quanto às alegações de que esses chás de desintoxicação “liberam toxinas de seu corpo” – são também muito comuns. “Os chás detox são um esquema de marketing”, afirma Ardolino. “Você já tem um fígado e um conjunto de rins que removem as toxinas do seu corpo.”

Basicamente, “não há pesquisa de que os chás desintoxicantes melhorem a saúde”, diz Ardolino. Na verdade, eles podem até causar danos.

Então chá detox pode ser ruim para você?

Você conhece esses ingredientes laxativos encontrados em chás desintoxicantes? “Sim, esses podem causar efeitos colaterais como diarréia, dores de estômago e até desidratação”, diz Ardolino.

Além disso, se você não está comendo nada e apenas bebe chás detox (ou está usando chás desintoxicantes para o propósito de perder peso), talvez seja necessário considerar sua relação com os alimentos. Como uma medida mais saudável, Ardolino recomenda falar com um nutricionista para aprender a incorporar alguns comportamentos de promoção da saúde em sua vida.

Bem, o que devo fazer em vez de tomar chás detox?

Querer perder peso e decidir fazê-lo são duas decisões extremamente pessoais. De acordo com Ardolino, o melhor caminho para uma boa saúde e perda de peso sustentável é melhorar sua dieta fazer exercícios regularmente. É isso aí.

E quanto a todos os amantes do chá detox, troque para as opções normais, daquelas que existem há séculos. Só não espere que esses regulares sejam uma bala mágica para perda de peso.

Veja também

+Após ficar internada, mulher descobre traição da mãe com seu marido: ‘Agora estão casados’

+ Por decisão judicial, Ciro Gomes tem imóvel penhorado em processo com Collor

+ Jovem é suspeita de matar namorado com agulha de narguilé durante briga por pastel

+ Baleia jubarte consegue escapar de rio cheio de crocodilos na Austrália

+ MasterChef: mesmo desempregado, campeão decide doar prêmio

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ O que é pior para o seu corpo: açúcar ou sal?

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea