A Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira que os passaportes de nove jogadores brasileiros que defenderam a seleção de Timor Leste foram considerados “nulos e inválidos”. A confirmação veio através do Ministério da Justiça timorense.

A investigação sobre a naturalização de jogadores brasileiros no Timor Leste se prolonga pelos últimos meses e já resultou na exclusão da seleção local das Eliminatórias para a Copa da Ásia de 2023. Estes atletas recebiam passaporte do país sem que morassem ou trabalhassem há um período significativo por lá.

A AFC revelou que os nomes dos jogadores que foram flagrados nesta fraude e tiveram o passaporte anulado são: Diogo Santos Rangel, Fellipe Bertoldo Do Santos, Jairo Pinheiro Palmeira Neto, Junior Aparecido Guimaro De Souza, Patrick Fabiano Alves Nóbrega Luz, Paulo Cesar Da Silva Martins, Paulo Helber Rosa Ribeiro, Ramon De Lima Saro e Rodrigo Sousa Silva.

A constatação da ilegalidade dos passaportes destes brasileiros deve render punições mais pesadas para a seleção de Timor Leste e para os atletas no futuro. Estes nomes participaram de 29 partidas em competições continentais e sete torneios Fifa entre 2012 e 2016.