Maurício Kubrusly completa 80 anos nesta segunda-feira, 29. A esposa do jornalista, Beatriz Goulart, comemorou a data em suas redes sociais, escrevendo: “A primavera é quando ninguém acredita, e ressuscita por amor”.
Após 34 anos na TV Globo, Kubrusly deixou a emissora em maio de 2019. Poucos meses antes do término de seu contrato, ele se afastou das atividades devido a problemas de saúde. Entre 2000 e 2017, o jornalista encantou o público com o quadro “Me Leva, Brasil”, no qual mostrava histórias e personagens curiosos pelo país.
Hoje, Maurício vive no sul da Bahia com Beatriz e o cachorro Shiva. Ele deixou São Paulo para se dedicar à natureza após receber o diagnóstico de Demência Fronto Temporal (DFT), doença que afeta a memória, mas não diminuiu sua paixão pela vida e pelo povo brasileiro, como ele próprio costuma afirmar. A revelação sobre sua condição foi feita em agosto de 2023, durante uma matéria especial no “Fantástico” sobre os 50 anos do programa.
Romildo Ribeiro, barbeiro que atende Kubrusly na Bahia, comentou que, em 2023, o jornalista já apresentava dificuldades para caminhar e episódios de confusão mental. “Percebe-se pelo jeito que ele fala algumas coisas, como quando comenta algo completamente fora do contexto”, relatou.
A trajetória de Maurício Kubrusly também foi registrada em um documentário do Globoplay, intitulado “Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar Por Aí”, produzido pela equipe de jornalismo da Globo.
A doença
A Demência Fronto Temporal é a mesma condição enfrentada pelo ator Bruce Willis. Entre os primeiros sinais estão mudanças de humor e comportamento. Pacientes podem se tornar apáticos ou excessivamente enérgicos e desinibidos, apresentar atitudes irresponsáveis, demonstrar indiferença ou ter dificuldade em compreender e se colocar no lugar dos outros.
Ver esta publicação no Instagram