Saúde da mulher

Afasia: entenda a condição que afastou Bruce Willis e outras celebridades da atuação

Crédito: Reprodução/Instagram

Recentemente, o ator Bruce Willis declarou sua aposentadoria. O motivo? Seu diagnóstico de afasia. De acordo com a família do protagonista da sequência “Duro de Matar”, a condição estaria “impactando suas habilidades cognitivas”. 

+ Raiva, tristeza e exaustão física podem ser gatilhos para AVC, diz estudo


+ Saiba como consumir peixes para evitar doenças cerebrovasculares

Além de Bruce Willis, atrizes internacionais como Emilia Clarke e Kate Walsh — Daenerys Targaryen de “Game of Thrones” e Addison Montgomery de “Grey’s Anatomy”, respectivamente — também sofreram com a condição, mas retornaram à atuação após tratamento. Mas você sabe, exatamente, do que se trata a doença? Confira abaixo com informações do “IFL Science”. 

O que é afasia?

É uma condição que causa dificuldades com linguagem e fala, afetando a habilidade de comunicação. Pacientes de afasia podem ter problemas para conversar, entender, ler, digitar e escrever. 

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Alguns podem ter dificuldade em entender frases pronunciadas rapidamente, enquanto outros têm problemas para entender trocadilhos. Há, ainda, os que acham difícil elaborar frases longas e confundem palavras.

Tipos de afasia

De acordo com a “Johns Hopkins Medicine”, existem diferentes tipos de afasia. Na afasia de Broca — ou afasia expressiva — pessoas podem eliminar as palavras “e” e “o” de seu vocabulário e falar em frases curtas. Já na afasia de Wernicke — ou afasia receptiva —, os pacientes podem se expressar com frases longas e confusas, adicionar palavras desnecessárias e criar palavras novas. Eles também podem ter dificuldade em entender a fala de outras pessoas

A doença é o resultado de danos a uma ou mais áreas de linguagem do cérebro, encontradas no lado esquerdo do órgão na maioria das pessoas. Esse dano pode ser o resultado de uma lesão traumática, um tumor cerebral ou um acidente vascular cerebral (AVC), que priva parte do cérebro de sangue. Estima-se que cerca de um terço dos derrames resultem em algum grau de afasia.

Afasia pode ser tratada?

Não há cura para a condição, mas existem tratamentos que podem aliviar seus sintomas. A escolha do tratamento dependerá da idade do paciente, de suas condições de saúde, sintomas e da causa da doença. Uma das principais formas de tratamento, entretanto, é a terapia da fala e da linguagem.

Familiares e amigos de pessoas com afasia também podem ajudar. Isso envolve dicas simples, como falar de forma clara e lenta, manter contato visual durante a comunicação, usar frases mais curtas e dar à pessoa tempo suficiente para se expressar.