Economia

Ações anticorrupção aceleraram programas de compliance, dizem empresários

A operação Lava Jato e a Lei Anticorrupção aceleraram a implementação de programas de compliance e gestão de risco nas empresas brasileiras, segundo pesquisa da Câmara Americana de Comércio – Amcham, realizada na manhã desta quarta-feira, 27. A Amcham ouviu 180 gestores de companhias de todos os portes e segmentos durante o III Seminário de Compliance promovido pela entidade hoje, em São Paulo.

+ Mourão, sobre ser vice de Bolsonaro em 2022: ‘Estou trabalhando para isso’

De acordo com o levantamento, 60% dos empresários afirmaram que as ações anticorrupção em curso no País trouxeram impacto direto no investimento em programas de integridade da organização. E 61% dos entrevistados avaliaram que a entrada em vigor da Lei Anticorrupção mudou a conscientização sobre questões referentes a este tema.

Na pesquisa realizada pela Amcham, 73% das empresas informaram já possuir um programa formal de compliance. Apesar disso, 69% deles ainda veem fragilidades internas, com necessidade de avanços no programa e maior pulverização de ações anticorrupção nos demais processos da organização. Uma parcela de menor, de 31% dos empresários, considera que seus programas estão maduros e culturalmente implementados em toda a organização.

A pesquisa da Amcham identificou também necessidades de avanços na regulamentação do lobby no Brasil. A maioria dos empresários (61%) a considera como prioritária dentro da escalada do País prol anticorrupção.

Outro ponto com necessidade de avanço identificado pela pesquisa Amcham diz respeito ao programa de integridade gerenciado pelo Ministério da Transparência, que busca o cumprimento de normas anticorrupção. Um porcentual de 50% dos empresários informou ainda conhecer pouco desta ação do governo federal.

A Amcham ouviu 180 empresários e executivos de empresas dos mais variados portes e segmentos durante o III Seminário de Compliance.

Veja também

+ Ford anuncia local e investimento de US$ 700 milhões em fábrica que criará F-150 elétrico

+ RJ: tráfico promete caçar quem gravou equipe do Bravo da Rocinha: ‘Vai morrer’

+ Hubble mostra nova imagem de Júpiter e sua lua Europa

+ Após morte de cachorro, Gabriela Pugliesi adota nova cadela

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ MasterChef: mesmo desempregado, campeão decide doar prêmio

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ O que é pior para o seu corpo: açúcar ou sal?

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea