O aeroporto de Munique, o segundo mais importante da Alemanha depois de Frankfurt, anunciou, nesta quarta-feira (15), que cancelará todos os voos de sexta-feira devido a uma greve dos funcionários, que pedem melhorias salariais.

“Devido à greve […] nenhum voo regular de passageiros será realizado entre 0h00 da próxima sexta-feira e 1h00 de sábado”, indicou o gestor do aeroporto em um comunicado.

A greve vai afetar mais de 700 voos, detalhou.

Apenas alguns voos “especiais” vão operar, como os “humanitários, médicos, técnicos”, e os que transportem os participantes da Conferência de Segurança de Munique, um evento diplomático que reúne dirigentes internacionais e começa na sexta-feira.

O sindicato Verdi convocou uma greve em sete aeroportos alemães para pedir melhorias salariais em plena negociação com a associação patronal do setor e em um contexto de inflação alta.

Entre os aeródromos afetados está o de Frankfurt, o maior do país, que advertiu que o tráfego será “consideravelmente afetado” e aconselhou os passageiros a “se absterem de ir ao aeroporto”.

O tráfego aéreo nos aeroportos de Munique e Frankfurt já foi bastante afetado nesta quarta por uma falha no sistema de computadores do grupo Lufthansa.

fcz/smk/ib/sag/mb/rpr/mvv

Lufthansa