Aéreas fazem proposta e aeronautas derrubam a greve

Força-tarefa com empresas, sindicato, governo e TST levou ao acordo que evita o apagão nos aeroportos

Às vésperas do início das férias da maioria dos brasileiros, com centenas de milhares de passagens confirmadas Brasil adentro, o que era esperado no setor como um potencial “apagão aéreo”, a partir de amanhã, caiu na noite deste sábado (27), após acordo entre as partes.

Uma força-tarefa entrou no saguão das negociações. Envolveu representantes dos pilotos e comissários, do Governo federal (AGU), do Ministério Público do Trabalho e passou até pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).


As grandes companhias aéreas, representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), chegaram a um acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA): ofereceram reajuste salarial com base em 75% do INPC dos últimos dois anos. A categoria aceitou, em votação em assembleia virtual com mais de 7 mil votos computados.

Agora, os cerca de 14 mil filiados ao SNA vão manter a programação de suas escalas nas aéreas e o susto passou no setor. A greve anunciada, conforme publicado pela Coluna na sexta, estava programada com escalonamento: nesta segunda, metade deles paralisariam as atividades, e a outra metade na terça – mantendo prioridade em voos com enfermos e transportes de órgãos.





Tópicos

aéreas

Sobre o autor

Leandro Mazzini começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG. Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 50 jornais de 25 capitais e interior Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’ desde então, e agora escreve no blog que leva seu sobrenome no portal da ‘Revista Isto É’, onde conta com o trabalho dos jornalistas Walmor Parente, Carolina Freitas e Sara Moreira, além de correspondentes no Rio e Recife. É também comentarista das rádios ‘JK FM’ em Brasília, ‘Super TUPI’, do Rio, e ‘Rádio Muriaé’.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.