Recentemente, a Shein emitiu uma nota em que nega promover promoções com pagamentos por testes de roupas no Brasil. Leia no final da reportagem.

As supostas oportunidades foram divulgadas por influenciadoras brasileiras, mas a marca chinesa alega se tratar de uma possível fraude.

“Ganhe dinheiro avaliando roupas”

Em seus perfis de Instagram, as famosas compartilharam links que solicitavam pagamentos e dados pessoais das seguidoras. Em troca, garantiam: “Ganhe dinheiro avaliando roupas”.

Vídeo mostra como funciona o suposto golpe e cita Bia Miranda, neta de Gretchen. Assista:

Emerson Tauyl,  advogado criminalista ouvido pela IstoÉ, alerta que, para evitar cair em golpes, “é importante não acreditar em fórmula mágica para ganhar dinheiro fácil”.

Veja dicas do especialista a seguir:

  • Faça a pesquisa no site oficial da empresa
  • Nunca informe seus dados pessoais
  • Caso a operação seja realizada por aplicativo, verifique se a plataforma é conhecida

Ainda segundo Tauyl, caso alguém seja vítima dessa prática de crime, deve denunciar o site na própria plataforma em que foi anunciado, nas opções Golpe ou Fraude.

“Existem delegacias de crimes cibernéticos, onde as vítimas podem registrar as ocorrências”, acrescenta o especialista.

Ação contra influenciadores

Nesse caso específico, segundo o advogado, as vítimas podem ingressar com ação judicial contra os influencers, pois, segundo o próprio Código de Defesa do Consumidor, os influenciadores digitais são considerados fornecedor por equiparação. “Os influencers, dado o elevado número de seguidores, transmitem confiança e boa-fé. Dessa forma, ao indicarem produtos de plataformas ilícitas, induzem e submetem seus seguidores a se tornarem vítimas dessas fraudes ou golpes”, conclui.

Nota Shein:

“A Shein esclarece que não tem relação alguma com o site fraudulento denominado “Money Looks”, que tem como domínio o endereço segredodinheiro.fun/shein. Esse website está sendo enganosamente utilizado para propagar informações falsas sobre a companhia, com uso indevido do nome e imagem da empresa, com intenção de enganar usuários para que eles adquiram um aplicativo com falsa promessa de obtenção de uma renda extra por meio de avaliações de looks da marca.