Economia

Advogado Jay Clayton é confirmado como escolha de Trump para comandar a SEC


O advogado Jay Clayton foi confirmado nesta quarta-feira como a escolha do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para comandar a Securities Exchange Comission (SEX, a agência que regula o mercado de capitais norte-americano). Clayton é sócio do escritório Sullivan & Cromwell LLP e já representou companhias investigadas pela SEC e pelo Departamento de Justiça por violar uma lei de 1977 sobre práticas de corrupção no exterior.

Caso confirmado no comando da SEC, Clayton terá autoridade sobre como a comissão penaliza companhias norte-americanas acusadas de pagar propinas no exterior. Em relatório de pesquisa de 2011, Clayton criticou a posição da SEC e do Departamento de Justiça para combater a corrupção de empresas norte-americanas no exterior, considerando a conduta deles excessivamente agressiva e mais rígida do que a de outros países. No relatório, Clayton disse que o comportamento da SEC e do Departamento da Justiça causam “prejuízo duradouro para a competitividade de companhias reguladas nos EUA e ao mercado de capitais dos EUA”. Isso sugere que ele pode ser um defensor do afrouxamento dessas normas mais adiante.

No relatório, porém, Clayton diz que não defende um afrouxamento no combate aos subornos, mas sim que as autoridades norte-americanas possam fomentar um reforço nessas regras nos demais países. No relatório, o advogado argumenta que os EUA precisam ajustar de alguma maneira sua estratégia sobre esse ponto.

Em comunicado após a indicação, Clayton diz que pretende como presidente da SEC dar aos investidores e às companhias nos EUA confiança para investir. Ele também afirma que irá “monitorar cuidadosamente nosso setor financeiro” e estabelecer políticas que encorajam a criação de empregos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago