Geral

Advogado de Mendes representa ruralistas em processo do marco temporal

Crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O advogado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, está integrando a banca dos advogados dos ruralistas no processo referente à tese do marco temporal que tramita na Corte desde o dia 13 de agosto.

Uma das entidades que o escritório de Rodrigo Mudrovitsch representa é a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Ela é a maior organização de sojicultores do Brasil.


De acordo com reportagem da Agência Pública, o ministro é sócio da GMF Agropecuária com os irmãos Francisco Ferreira Mendes Júnior, Maria da Conceição Mendes França e o cunhado Ailton Alves França desde julho de 2018.

A Aprosoja Brasil é amicus curiae (amigo da corte) no processo do marco temporal desde maio de 2020. Ou seja, tem o papel de subsidiar os magistrados com informações para tomada de decisão.

A organização tem como presidente o produtor rural Antônio Galvan, alvo de ação no STF por patrocinar atos contra o Supremo fomentados pelo cantor Sérgio Reis.

A reportagem procurou o ministro por meio da assessoria de imprensa do STF. No entanto, Gilmar Mendes não respondeu às perguntas enviadas pela reportagem.