08/02/2024 - 10:13
SÃO PAULO, 8 FEV (ANSA) – Fabio Wajngarten, um dos advogados de Jair Bolsonaro (PL), confirmou que o ex-presidente entregará o passaporte para as “autoridades competentes”.
A declaração foi dada após uma operação da Polícia Federal contra o núcleo político e militar do ex-mandatário de extrema direita, que foi proibido de deixar o país pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e recebeu prazo de 24 horas para entregar o passaporte.
“Em cumprimento às decisões de hoje, o presidente Bolsonaro entregará o passaporte às autoridades competentes. Já determinou que seu auxiliar direto, que foi alvo da mesma decisão, que se encontrava em Mambucaba [Angra dos Reis], retorne para sua casa em Brasília, atendendo a ordem de não manter contato com os demais investigados”, escreveu Wajngarten no X (antigo Twitter).
Ao todo, a PF cumpre quatro mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão contra militares, políticos e outros membros do entorno de Bolsonaro.
Entre os detidos estão Filipe Martins, ex-assessor de assuntos internacionais da Presidência, o major do Exército Rafael Martins e o coronel Marcelo Câmara.
Já os mandados de busca e apreensão miram homens de confiança de Bolsonaro, como os generais e ex-ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), bem como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. (ANSA).